O que é o Autismo e como o Cannabis pode ajudar?

O Transtorno do Espectro Altista (TEA) trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento que se caracteriza pela dificuldade na comunicação e na integração social e comportamento restritivo ou repetitivo. Trata-se de uma condição permanente e variável em gravidade e apresentação.Estudos sugerem que o tratamento com fitocanabinoides aliviam a ansiedade e diminuem o comportamento repetitivo, melhoram a responsividade social, oferecendo mais segurança e menos e menos efeitos colaterais quando comparado aos tratamentos convencionais.

Quais são os principais sintomas e como eles afetam o dia a dia?

Os sintomas podem variar amplamente entre os pacientes e de acordo com o grau que este apresenta, mas os principais sinais incluem:

  • Dificuldade na comunicação social;
  • Ausência de contato visual;
  • Dificuldade em compreender e/ou utilizar expressões faciais;
  • Preferência por atividades solitárias;
  • Comportamentos repetitivos e restrito;
  • Preferência por rotinas rígidas;
  • Alta resistência a mudanças;
  • Interesses intensos e focados em um único assunto com pouca variação ao longo do tempo;
  • Irritabilidade;
  • hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos sensoriais;

O paciente com TEA encontra em seu dia a dia diversos desafios. Podendo apresentar peculiaridades em sua forma de interação social e comunicação, capacidade de concentração e aprendizado, e até mesmo podendo depender totalmente de suporte para executar suas atividades diárias.

Além do tratamento, é fundamental o entendimento das necessidades e habilidades do paciente de maneira individual, tanto no contexto familiar, como escolar e profissional, para oferecer suporte adequado e um ambiente adaptado e inclusivo para que o paciente autista possa desfrutar de uma vida plena e satisfatória.

Como a Cannabis pode ajudar no tratamento do Autismo?

Estudos apontam que o tratamento através de fitocanabinóides como princípio ativo alivia a ansiedade e agitação, consequentemente reduzindo o comportamento repetitivo, auxiliando na regulação emocional, facilitando a comunicação social com eficácia e segurança, devido a menos incidência de efeitos colaterais significativos em relação aos tratamentos convencionais.

Como a Nabismed Pode Ajudar Você a Iniciar Seu Tratamento

Aqui na Nabismed, nossa missão é fornecer acesso seguro e supervisionado à cannabis medicinal, sempre com o acompanhamento de médicos especializados.

Se você está buscando uma alternativa natural, nossos médicos estão prontos para avaliar seu caso e, se indicado, prescrever o tratamento à base de cannabis medicinal.

Como a Funciona a Consultoria da Nabismed

Agende sua consulta: Você pode agendar uma consulta online com um de nossos médicos especializados em cannabis medicinal diretamente no nosso site.

Avaliação médica personalizada: Durante a consulta, o médico fará uma avaliação detalhada do seu histórico de saúde e dos sintomas de ansiedade. Com base nessa análise, será definido o melhor plano de tratamento.

Acompanhamento contínuo: Após o início do tratamento, nossa equipe médica estará sempre à disposição para ajustar a dosagem ou recomendar produtos específicos, garantindo que você obtenha o máximo de benefícios da cannabis medicinal.

Fontes:
Organização Mundial da Saúde. (2021). Depression. Recuperado de https://www.who.int.

BARRETO MORAIS, Abraão; GUSMÃO DE SOUZA, Ewerton Davis; HAPUQUE DE MORAIS RADDI , Queren; NICÁCIO ALLES DE CASTRO , Dellano; LEITE COTINI DE OLIVEIRA, Daniele. USO DA CANNABIS MEDICINAL NO TRATAMENTO DO AUTISMO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista OMNIA Saúde, [S. l.], v. 7, n. esp., p. 37–43, 2024. DOI: 10.69719/ros.v7iesp.798. Disponível em: https://omnia.fai.com.br/omniasaude/article/view/798. Acesso em: 23 dez. 2024.

DAMASCENO, Larissa Bronze Moraes; AMARAL, Vanessa Kelly Fonseca Bastos; ALCANTARA, Sheyla Silvana Gouveia; NUNES, Indara Monteiro; MOREIRA, Avelina de Nazaré Ferreira; QUEMEL, Gleicy Kelly China. O USO DE CANNABIS SATIVA NO TRATAMENTO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 10, p. 4501–4521, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i10.16319. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/16319. Acesso em: 23 dez. 2024.

NATIONAL INSTITUTE OF MENTAL HEALTH (NIMH). Autism Spectrum Disorder. National Institute of Mental Health, 2023. Disponível em: https://www.nimh.nih.gov/health/topics/autism-spectrum-disorders-asd. Acesso em: 23 dez. 2024.